Saturday, June 11, 2022

Jecy Martins Job

 Dra. Jecy Martins Job

Faleceu há dois dias. Estaria com 98 anos. Formada na turma do Busnello, Fagundes, Brentano, 1955. Radiologista. Amiga da Ana Lúcia e mãe de uma grande amiga dela que mora nos EEUU - Cristina Job Schmitt.
No fim da década de oitenta, pensando em retornar da pós-graduação em linguística, deixou o apartamento dela aos cuidados da Ana por algum tempo, mas não voltou.
Uma irmã da falecida de nome Jeny, foi minha cliente (por indicação de seu irmão), e nos deu um quadro do pintor Bianchetti que figura em nossa sala desde então. Segue a imagem abaixo:
Um irmão delas, José Maritins Job foi meu professor de Gastroenterologia na Faculdade. Foi diretor e coordenador do Exame AMRIGS no seu lançamento (1970), durante gestão do Luiz Alberto Fagundes, e eu Diretor Científico. Tenho fotos e alguma história.
Não lembro a data, mas participei de um jantar no Grêmio Náutico União (30/10/1999), em homenagem ao Professor Job, no qual fui o orador. 
Ele era casado com uma hematologista, diretora de laboratório do Hospital de Clínicas, onde desenvolveu transplante de medula, mas morreu tragicamente, atropelada por um taxi, enquanto atravessava a Protásio Alves, pelas redondezas do Hospital Petrópolis.
Dele, lembro de um episódio de sua defesa de tese que assisti, numa sala do fim do corredor, frente ao Centro Acadêmico, no primeiro andar do prédio antigo.
A sala estava lotada e eu cheguei já perto do fim da cerimônia, mas o que assisti, deixou-me memória bem nítida. A pesquisa que ele desenvolveu, se não me engano, tratava de encontrar diagnóstico de câncer em material retirado do estômago. Acontece que o rsultado foi negativo. O teste não era capaz de detectar o problema.
Um dos examinadores, também parece que era paulista criticou a tese, dizendo que ele deveria ter constrangimento de apresentar resultados frustrantes.
Essa parte eu assisti. Como tréplica ele contou uma fábula: "dizia-se que no oasis de um deserto havia uma flor muito cobiçada. Um explorador se aventurou a atravessar o deserto, e ao chegar ao tal oasis constatou que a tal flor não existia. Voltou para a cidade e foi aclamado porque evitou que muits pessoas fizessem o mesmo percurso por nada...
Foi aplaudido e aprovado.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Statcounter
View My Stats